quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bodas de Casamento | Siginificado

Prata, ouro ou diamante? As bodas de casamento é a festa que celebra o aniversário do matrimônio e como comemorar essas datas e aniversários é sempre importante, esse é um hábito que faz parte da maioria dos casais. 

Para quem ainda não sabe, a palavra bodas deriva do latim "votum", que significa voto, promessa ou compromisso firmado entre um casal. A cada ano, o casal comemora a bodas de um material, mas nem sempre sabe o que isso significa. Pensando nisso, o Mais que um sim vai lhe ajudar a entender o significado das principais bodas. 

A primeira coisa é entender que quanto maior o tempo de casamento, maior é a resistência do material que simboliza a união. Não se sabe quem de fato escolheu os materiais, mas é possível interpretar os seus significados em relação ao matrimônio. Ao longo dos anos, papel, madeira, cristal e diamante foram apontados como referência e, até hoje, dão significados únicos aos aniversários de casamento. 

A lista de bodas é enorme, porém as mais comemoradas são as de ouro e, principalmente, diamante que celebra os 60 anos de casamento (Que casal não sonha em festejar esse dia, né?). Para que você possa comemorar sempre os seus anos de casados, veja abaixo o que significa cada uma:

1 ano: Bodas de Papel
O primeiro ano é um período de conhecimento, descobertas e ajustes. O papel representa o início de tudo, quando literalmente os projetos saem do papel e ganham vida, além de significar a fase de escrever uma nova história, desta vez, a dois. Muitos casais definem o primeiro ano como a validação do compromisso firmado e assinado no dia do casamento, mas pelo pouco tempo de união, ainda existe uma certa instabilidade, que é representada pela fragilidade do papel.

10 anos: Bodas de Estanho
O estanho é um metal maleável, por isso representa o relacionamento maduro e harmônico alcançado aos dez anos de casamento, mas que ainda pode ser marcado pela instabilidade do casal ao lidar com as dificuldades do cotidiano. Nesta etapa, resistência e flexibilidade se tornam a base da relação.

15 anos: Bodas de Cristal
O cristal é caracterizado pela transparência e excelente qualidade. Significa a união marcada pela transparência, pela solidez e pela vitalidade, repleta de sentimentos claros e nobres alcançados aos 15 anos de casamento.

25 anos: Bodas de Prata
A famosa bodas de prata, tão esperada por muitos casais, comemora não apenas a consolidação de um casamento de 25 anos, mas também a união da família. Filhos e netos se reúnem para a renovação dos votos do casal que ainda pretende manter a integridade do casamento, o amor, o respeito além de aproveitar a companhia do parceiro.

40 anos: Bodas de Rubi
O rubi é uma pedra de coloração avermelhada e o vermelho representa a paixão e o amor. Nesta etapa, é comemorado o ápice do amor. O que vem a seguir são sentimentos que intensificam o afeto, o carinho e o respeito entre o casal. O rubi é a segunda pedra mais dura da natureza, por isso também traduz a durabilidade do matrimônio, significa que o amor do casal é resistente.

50 anos: Bodas de Ouro
O ouro significa a riqueza que se reflete na valorização do casamento e de uma história solidificada entre o casal e a família. De todos os metais, o ouro é o que exerce mais fascínio sobre os homens. Reúne beleza, brilho, valor, indestrutibilidade e maleabilidade. Traduz toda a nobreza do matrimônio que, na força do amor, vai se purificando mais e mais até tornar-se ainda mais valioso do que o próprio ouro.

60 anos: Bodas de Diamante
Os diamantes são eternos. A pedra mais preciosa foi escolhida para representar a durabilidade e o auge da estabilidade na vida de um casal. Após 60 anos de casamento, nada é capaz de destruir a relação que foi cultivada ao longo dos anos. O diamante também significa que, ao atingir esta etapa, o casamento é "para sempre".

Agora que você sabe o que cada uma significa, não deixe de comemorar as suas bodas! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário