sexta-feira, 29 de março de 2013

Bem Casado: O doce que não pode faltar


Presença garantida em qualquer casamento, o bem casado é uma deliciosa e doce tradição de origem portuguesa que tem uma história muito interessante e cheia de simbologia.
As duas bolachas de pão-de-ló representam a noiva e o noivo,  predestinados para estarem juntos. Elas são unidas por um recheio de doce de leite, que simboliza um doce casamento.  Nessa etapa, eles são chamados de casadinhos. Esses casadinhos são cobertos por açúcar e a casquinha de açúcar que se forma,  envolve e  protege a união.







Como representação da união e do compromisso do casal, o doce promete uma vida de sorte e prosperidade. Segundo a tradição, para garantir uma união feliz e dividir com todos as alegrias do casal, os noivos devem entregar a cada convidado um bem casado. Aquele que experimentar o doce será abençoado com a sorte do casal.




O bolinho é embalado como um legítimo presente. O papel crepom e a fita de cetim são os materiais tradicionais, mas a criatividade das doceiras sofisticou a lembrança com embrulhos de tecido, caixinhas e rendas.





Não se esqueça de fazer um pedido ao desembrulhá-lo, logo antes primeira mordida, a lenda diz que ele se realizará.






(Fonte: Conceição Bem Casados)


Deixe seu comentário e diga qual você gostaria que fosse o próximo assunto discutido.




Um comentário: